Natal

imagen_de_luto_tristeza.jpg

 

A chamada quadra natalícia é para mim uma época de tristeza. Recordações tristes do Natal da minha infância e de novo recordações tristes no meu primeiro casamento.

Na infância vivida com parcos recursos, não havia arvore de Natal e o sapatinho trazia-me todos os anos modestas prendas de roupa. O dia de Natal era igual aos outros dias.

No meu primeiro casamento, já separado há uns meses, a minha ex-mulher convidou-me para celebrar o Natal na casa que havia abandonado.

A noite estava chuvosa, fria e triste. Ninguém nas ruas, cafés fechados ou desertos. Chegado a casa, o ambiente era acolhedor e toda a casa decorada com carinho. Aqui começei a ficar triste, abandonará um mundo que ainda era meu.

Já não me recordo das conversas havidas mas eu estava pouco falador. Terminado o jantar fui para o quarto chorar e a minha ex-mulher respeitou este momento de dor.

Na despedida, o olhar da minha ex-mulher revelava o que não tinha coragem de dizer e eu sai com dor e humilhação; nunca tinha vivido uma separação e isto marcou-me durante muitos anos. 

publicado por pimentaeouro às 22:22